Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lição de vida nº 1: Auto Confiança

Acredite em si mesmo e não viverá de mentiras alheias.
Deisedepequenininha, eu sempre tive muita auto confiança. Acho que devo isso à minha mãe, que me colocava como mini palestrante em todas as apresentações desde o maternal. Ficava horas e horas e horas ensaiando comigo. Me colocava em cima de uma cadeira e ela era o público: Mudava de lugar enquanto eu ia falando, para que parecesse que tinha muita gente na platéia.
Até hoje me recordo de seus gritos: "Olhe pra frente!!!! Você não tem que olhar para o público! Pra frente!!!" "Sem gaguejar! Enquanto você não decorar esse texto você não vai brincar." Acho que ela queria que eu fosse famosa, coitada...
A primeira proesa dela da qual me lembro, foi me levar na TV Alterosa na gravação de um programa do Bozo e da Vovó Mafalda (inclusive, fiquei chocada quando soube que ela era homem). Eu era muito pequena, então só me lembro de uns flashs. Me lembro que estávamos de férias na casa de uma tia em Belo Horizonte, e ela enfiou na caixola que iria me levar na gravação do programa. E era pra eu fazer de tudo pra participar das brincadeiras pra aparecer na tv. A questão da brincadeira era um pequeno adendo em forma de ameaça. Pegamos uns 3 ônibus, andamos até a morte e quando chegamos lá, não era a data da gravação.
A segunda tentativa de agenciamento de considerável porte que minha mãe me aprontou, foi quando eu tinha uns 4 anos. Houve um show da Mara Maravilha e Sérgio Mallandro no Ginásio I do VEC, em Itabira. E não sei porque cargas d'água havia um concurso de dança. Obviamente, ela me inscreveu. Me inscreveu, me deixou dias ensaiando sob seu olhar de Jackson'S Pai e ela mesma fez o figurino. E ainda deu um barraco no evento porque eu não ganhei. Em algum lugar do planeta existem fotos desse dia. Fotos que eu nunca vi e processo quem divulgar!
Acho que ninguém sabe, mas eu era passista mirim da Escola de Samba Unidos de Itabira. Sim, meus caros. Durante muitos anos passei meus carnavais desfilando em cima de um carro alegórico. Isso desde que comecei a dar os primeiros passos até uns 6 anos mais ou menos. Vagas são as minhas lembranças, mas me lembro de que todas as atenções eram voltadas pra mim: "Ai, que lindo!" "Que fofura ela sambando!!!" "Samba que a titia te dá um doce!"
E assim foram inúmeras as vezes em que disputei concurso de lambada (campeã) do bairro, fui oradora não só da minha turma, mas de todas as turmas da escolinha, participei de teatro, coroação, festa junina e afins. Sempre ensaiando sob o olhar de ameaça mortal de minha querida progenitora.
Isso fez com que eu me tornasse uma das pessoas mais autoconfiantes que ja tive o prazer de conhecer. Pode estar tudo dando errado, com sinais óbvios e matemáticos de que vai piorar que se eu digo que vai dar certo, nem Deus tira da minha cabeça que vai dar certo. Se eu tenho uma idéia, invenção, teoria, ou afins, todo mundo pode jurar pra mim que está errado, que não vai dar certo, que enquanto eu mesma não me dou conta de que não funciona, é a verdade absoluta (eu só não defendo, mas fica na minha mente que é).

As próximas histórias que vou contar aqui vem todas desse meu ego hiper inflado. A de hoje, véspera do meu cumple años, não poderia deixar de ser a História da Rainha do Carnaval.

Verão de 2010. O verão é a época do ano que mais me agrada (Fico insana com esse calor tropical e procuro refrescar - me da melhor forma possível todos os dias : Tomando uma(s) cerveja(s)), e em um desses happy hours refrescantes de verão, vi um cartaz com os seguintes dizeres: Abertas as inscrições para o concurso que elegerá a Rainha do Carnaval 2010! Logo me veio a mente a mais absurda das idéias que já tive até hoje e para se tornar um pouco pior, eu a expressei verbalmente: "Haha, vou participar!" Todo mundo que ouviu aquilo duvidou veementemente sob o seguinte argumento: "Mas você não sabe sambar, Deise!" A minha resposta era clara e objetiva: "O prêmio é de R$5000,00. Vai que ninguém que tá inscrito sabe e eu ganho?!"
E assim comecei a fazer um regime, pois o verão também é a época em que eu mais tenho pesos devido a frequencia da refrescância. Fiz minha inscrição e contratei duas secretárias: A Dum cuidaria do processo administrativo (não existia processo administrativo além de ir comigo fazer a inscrição porque eu estava com vergonha), e Luiza Vinil seria minha maquiadora e acompanhante no dia do evento. Caso eu ganhasse, cada uma ficaria com a bagatela de mil reais.
Chegado o dia do evento eu tinha perdido 1 mísero kg (estava mais inchada que o Zeca Pagodinho), mas estava confiante. Aluguei uns penachos de índio numa loja de fantasia, porque não achei fantasia de carnaval, coloquei umas pedras enfeitando meu biquini e fui com a cara e a coragem. Dei a seguinte instrução a Luiza: "Leve em sua bolsa umas latinhas de cerveja pra eu ir bebendo enquanto não começa, porque assim eu fico desinibida e danço pelo menos alguma coisa." Obviamente, ela esqueceu!
Digamos que as demais candidatas (32 ao todo) não eram agraciadas de beleza, e isso me deu mais confiança ainda. Todos os repórteres me paravam para tirar foto, me filmavam em close e eu com o seguinte pensamento: Sorria e acene! Minha maquiagem ficou impecável (levei dias pra tirar tanta purpurina do corpo), e eu só precisava balançar um pouquinho na frente dos jurados pra ganhar 5 mil.
Quando finalmente chamaram ao palco, me explicaram que iríamos entrar todas juntas e depois entrava uma de cada vez. Detalhe: Eu não sabia dessa história de uma de cada vez! Já na primeira volta na passarela, ao som de uma magnífica bateria que estava fazendo com que eu me sentisse na Sapucai, as pedras de adorno do meu biquini soltaram e cairam aos pés dos jurados. Mas o pior momento estava guardado para a minha apresentação individual!
Tremendo como uma vara verde, tive que sambar em cima de um salto gigante desviando das pedras do biquini para não cair diante daquela multidão. Meus amigos gritavam enlouquecidos e tiravam fotos para eu nunca mais esquecer este momento. Sucedeu-se que eu vi que já estava tudo perdido mesmo, então resolvi fazer uma coreografia neomodernista, dei uma abaixadinha e meus kilos ronaldônicos não me deixaram levantar. Segundo as palavras de uma amiga que estava na platéia, "Os jurados olhavam para você com uma cara de: Quem te trouxe, minha filha?"
Das 32 candidatas, 20 passavam para a próxima fase e vocês podem imaginar que eu passei longe, né?! Rapidamente os flashs mudaram de direção e esta foi a única vez que experimentei  15 minutos de fama sem ter treinado sob os olhares de Jackon's Pai da minha mãe. Talvez tenha faltado só isso.


6 comentários:

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Coração Vulgar disse...

Só tenho uma coisa pra dizer:
VC É PODRE!!!
Passo maaaaaaaaaaaaaaaaal...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Você esqueceu de mencionar que a parte administrativa de te ajudar a aprender a sambar eu também fiz. Te passei uns sambas pra você escutar e praticar, mas vc preferiu virar sósia do Zeca Pagodinho... kkkkkkk não posso lembrar desse dia, morro de rir!

Roberta Nunes disse...

hahahaha eu A-DO-RO essa estória.
Acho que metade do Rio de Janeiro conheçe a saga da tal menina de Itabira que não sabia sambar e tentou quebrar tudo no concurso rainha do carnaval.

Um beijão e feliz aniversario atrasadão.

Unknown disse...

Eu tenho mto o que dizer, mas não vai ser hj. Deise, eu me identifiquei mto com seu texto, quase autobiográfico. Penso como vc: Não há nada que pensamos que possam nos convencer que não seja (inventei isso, mas é isso mesmo kkk). Temos mto em comum. Ser "estandarte" nesta vida é mais que chamar a atenção ou querer brilhar mais que os outros. Existe uma ideologia por tras de nossos objetivos. Pena, dó, coitadinha...? Isso cabe aos seres desprovidos de luz e energia. Nós somos sonhadoras e sonhar não é pecado. Se for, atirem a primeira pedra que não os tem. Você brilha por onde vai, mesmo sem tanta purpurina usada na ocasião. Seu brilho é interior, é sua alma. Vc nos contagia com tantas qualidades. Nem precisa de administradora, maquiadora, fornecedor de bebida alcoólica e nem fugir dos quilinhos a mais, porque vc é a essencia do que há de melhor. Você sonha e isso te faz ser vc! Te adoro!!!

Deisede Pequenininha disse...

Obrigada, pessoal!!! Se gostaram, recomendem, retwitem, retudo! rs

Um beijoS!